Trabalhos Portugueses Distinguidos em Desafios Internacionais

Trabalhos Portugueses Premiados nos Desafios Internacionais: EcoSchoolsStayActive e #YREStayActive

No âmbito dos programas Internacionais Eco-Schools e Young Reporters for the Environment,  foram lançados desafios que visam dar continuidade às atividades das escolas e dos jovens repórteres, em tempo de pandemia. Assim, as coordenações internacionais lançaram, em 2021, as iniciativas #EcoSchoolsStayActive e #YREStayActive.

O primeiro desafio teve como tema: “Água, Saneamento e Higiene” (WaSH). Para as Eco-Escolas, o objetivo era a produção de vídeos que retratassem boas práticas baseadas em comportamentos positivos, enquanto que os jovens repórteres foram convidados a produzir trabalhos jornalísticos (artigos, fotorreportagens ou videorreportagens) sobre o tema proposto.

Após a submissão dos trabalhos, os Operadores Nacionais Eco-Escolas e JRA foram convidados a avaliar todas as candidaturas enviadas à Coordenação Internacional, sendo que, neste primeiro desafio WaSH, o vídeo submetido pelo Colégio dos Plátanos, em Portugal –“Water doesn’t fall from the sky” –  obteve a melhor classificação. Neste vídeo, 23 alunos, entre os 10 e os 14 anos de idade, trabalharam juntos na realização de um vídeo informativo e criativo. Para mais informações ver aqui.

No âmbito do Programa Internacional Young Reporters for the Environment, o trabalho de reportagem que obteve uma maior classificação, também Português, foi da autoria de Luís Martins “Mothers-of-water saved, give life to Seven Fountains Park”, alcançando o 1º lugar do concurso.

Em janeiro serão lançados mais desafios #EcoSchoolsStayActive e #YREStayActive, em colaboração com a UNESCO, numa nova modalidade! Fique atento!

X