Resultados Bandeira Azul – Época Balnear 2022

A Associação Bandeira Azul da Europa anunciou, no dia 28 de abril, no Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal, em Cascais, 393 Praias, 18 Marinas e 20 Embarcações Ecoturísticas galardoadas com Bandeira Azul pelo Júri Internacional em 2022, no total de 431 Bandeiras Azuis atribuídas, mais 32 do que no ano passado. Na próxima época balnear vão hastear a Bandeira Azul mais 21 praias, mais 2 marinas e mais 9 embarcações de ecoturismo.

As 393 praias estão distribuídas por 102 Municípios, com destaque para Vila Verde, Tábua e Alandroal, que candidataram as praias pela primeira vez e para Cascais e Marinha Grande, que regressaram este ano ao Programa Bandeira Azul. De realçar, mais um ano, o crescimento contínuo e seguro das praias fluviais, o que evidencia a aposta dos promotores na qualidade destas zonas balneares e das áreas envolventes.

No que diz respeito às Marinas e Portos de Recreio, o Núcleo Recreio Náutico de Velas, o Núcleo Recreio Náutico Lajes do Pico e o Porto de Recreio de Machico integram o Programa Bandeira Azul pela primeira vez em 2022.

No entanto, o maior crescimento desta edição é do Galardão Bandeira Azul para Embarcações de Ecoturismo, que conta com mais 9 embarcações, de 5 novos operadores e, desta forma, passa a estar presente em todas as regiões, excepto nos Açores.

Em 2022 continuam as comemorações dos 35 anos do Programa Bandeira Azul, com o mote “Ajuda o Mar a Contar Outra História”.

Todos sabemos o que o Mar significa para os portugueses. O que significou no passado, na história, qual a sua importância na cultura e na nossa identidade, o que o Mar inspirou e ainda inspira a nossa língua, a nossa literatura e toda a criação artística. Navegadores, houve muitos, mas só um escreveu uma epopeia marítima.

Mesmo quando pensamos que a história está no passado, escrita e enterrada, o Mar emerge sempre como fonte recorrente de inspiração. Todos os ícones da literatura portuguesa, desde então, lhe dedicaram linhas. Este ano propomos o seguinte exercício:

E, se estes grandes nomes da literatura que cantaram o Mar como ninguém, nos viessem dizer que o Mar que nos ensinaram na escola já não é o mesmo? Imaginemos a Mensagem de Pessoa corrompida porque o mar está contaminado. O que seria se todos os fados que falam do mar também falassem do plástico?

Para assinalar os seus 35 anos, o Programa Bandeira Azul apresenta uma estratégia que apela à consciência coletiva dos portugueses, que fala a nossa língua e nos motiva dizendo que ainda é possível mudar o fim desta estória. Vamos tornar Camões, Pessoa e Florbela Espanca ícones pela causa do mar.

Entendemos que este problema global terá de ser combatido por cada país, por cada cidade, por cada um de nós. E Portugal, por tudo o que já navegou e já escreveu sobre o mar, pode voltar a dar o exemplo, mas na sua preservação. Desafio: vamos ajudar o Mar a Contar Outra História, através dos vários poetas, escritores, artistas, de cada praia, Município ou cidade que ao longo destes 35 anos fez parte da história da Bandeira Azul.

O tema “Recuperação de Ecossistemas” continua em 2022, uma vez que não se esgota num ano e porque a FEE e a ABAE estão alinhadas com a Década das Nações Unidas para a Recuperação dos Ecossistemas. GAIA 20:30 é a estratégia desenvolvida pela FEE para abordar as três maiores ameaças ambientais, durante a próxima década: alterações climáticas, perda de biodiversidade e poluição ambiental.

A ratificação do GAIA 20:30 coincide com o 40º aniversário da FEE e ilustra o compromisso da organização para se adaptar aos desafios ambientais que enfrentarão as gerações futuras.

A Cerimónia Oficial de Hastear da Primeira Bandeira Azul em Praia Costeira vai decorrer, no dia 9 de Junho, na praia da Figueirinha, em Setúbal; o primeiro Hastear de Bandeira Azul em Praia Fluvial vai realizar-se, no dia 14 de Junho, na Praia Fluvial de Adaúfe, em Braga e o primeiro hastear em Marina vai ter lugar no Porto Recreio de Oeiras, em 17 de Junho.

Na Conferência de Imprensa, a ABAE apresenta, também, o Folheto Bandeira Azul 2022, com o mapa dos locais galardoados, que resulta da parceria com o Oceanário de Lisboa, e comunica os projetos a desenvolver em 2022, nomeadamente:

  • Análise Microbiológica da Qualidade das Areias, com o Instituto Ricardo Jorge e Agência Portuguesa do Ambiente;
  • “Nem tudo o que vem à Rede é Peixe”, que pretende quantificar os impactos das redes fantasma na costa Portuguesa e propor medidas mitigadoras envolvendo a substituição das redes clássicas por redes biodegradáveis, com a Faculdade Ciência da Universidade de Lisboa, a DGRM, a Doca Pesca e o IPMA;
  • “Praia Mais Limpa com”, destinado a empresas, associações ou escolas que coloquem entre as suas prioridades o ambiente, a sustentabilidade e que reconheçam a importância de proporcionar aos seus colaboradores a possibilidade de participar em experiências de educação e desenvolvimento social e pessoal. Desta forma, aliamos as mais-valias do trabalho de equipa à responsabilidade social e incentivamos a partilha de conhecimento e de boas práticas;
  • “Flag Med Week”, em conjunto com os países do Mar Mediterrâneo que desenvolvem o Programa Bandeira Azul;
  • “Semana da Terra” e “Dia Internacional de Limpeza Costeira”, com a Fundação Oceano Azul.

No que diz respeito às parcerias, a ABAE e o Programa Bandeira Azul destacam:

  • “Programa Nacional de Vigilância Bandeira Azul”, desenvolvido no âmbito do “Programa Praia Saudável”, apoiado pela Fundação Vodafone Portugal;
  • Projeto “TransforMar”, em parceria com o Lidl;
  • Hyundai Blue Power Tour, resultado da parceria com a Hyundai;
  • Projeto “O Mar Começa Aqui – O Mar Começa em Ti”, com os Programas Eco-Escolas, ECO XXI e com as empresas Águas do Algarve, Águas do Centro Litoral, Águas do Tejo Atlântico, Águas do Vale do Tejo e Águas de Portugal e Tintas Sotinco;
  • Campanha “Amar a Praia”, apoiada pela P&G;
  • Projeto piloto para recolha e transformação de embalagens de protetores solares, com o Laboratório da Paisagem, o PIEP e a SIRPLASTE, apoiado por SVR e Lazartigue.

 

Leia o Comunicado de Imprensa na Integra em: https://bandeiraazul.abae.pt/wp-content/uploads/sites/2/2022/04/BA-2022_-pressmapas-regioes.p

Consulte o Mapa Interativo com os galardoados no nosso site em: https://bandeiraazul.abae.pt/galardoados/galardoados-2022/

X