Premiados 2017 Concurso Nacional JRA

Jovens Repórteres para o Ambiente (JRA) é um programa internacional da Foundation for Environmental Education que pretende contribuir para o treino do exercício de uma cidadania ativa e participativa enfatizando a vertente do jornalismo ambiental.

Inicia-se com um projeto local, em que os jovens investigam, reportam e comunicam recorrendo aos jornais, internet e outros meios de comunicação. Podendo participar grupos escolares (dos 13 aos 21 anos) ou free-lancers (dos 15 as 21 anos)

Em 2017 no portal de reportagens JRA foram submetidas ao todo 364 reportagens das quais 93 resultaram do trabalho em Missões.

Apresentamos aqui os premiados no âmbito do Concurso Nacional Melhores Reportagens JRA 2017, este que tem como objetivo premiar os melhores trabalhos desenvolvidos ao longo do ano e no qual cada escola ou freelancer pode apresentar até duas reportagens em cada categoria: artigo, fotografia ou vídeo. Este ano foram submetidas ao concurso nacional um total de 64 reportagens.

Artigo1º lugarColégio dos PlátanosO semáforo do ruído 
2º lugarColégio ValsassinaMercúrio, uma ameaça invisível. Estudo revela que estamos expostos a contaminação por mercúrio 
3º lugarEscola Básica António Alves AmorimPlaneta Rolhinhas – O Ambiente na Rede Pinterest
Menção HonrosaEscola Básica 2,3 Professor Agostinho da SilvaCasal de Cambra participa no projeto “Árvores para o mundo” 
Fotorreportagem1º lugarEscola E.B. 2,3/S Miguel TorgaFloresta com nome próprio 
2º lugarColégio ValsassinaPraia de Almograve: O presente é a chave do passado… 
3º lugarInês Cardoso Matos | FreelancerRochas Pão de Milho 
Menção HonrosaAndré Filipe | Escola Profissional Amar a Terra VerdeMemórias ou o desejo de revitalização?  Memories or the desire to revitalize? 
Menção HonrosaEscola Superior de Tecnologia da Saúde de LisboaDejetos na via pública: um problema de saúde pública 
Videorreportagem1º lugarEscola EB 2,3 da MadalenaO lince ibérico está de volta / The Iberian lynx (Lynx pardinus) is back 
2º lugarEscola EB 2,3 da MadalenaBioria, conhecer para proteger 
3º lugarEscola Secundária com 3CEB de Coruche“Uma tradição, uma realidade”