ABAE e Fundação Oceano Azul

A Fundação Oceano Azul organiza, pelo terceiro ano consecutivo, a comemoração do Dia Internacional de Limpeza Costeira e a ABAE é um dos seus parceiros desde o início.

Este dia, assinalado no 3º sábado de Setembro, visa juntar em limpezas costeiras e subaquáticas todas as associações, organizações e movimentos que, à semelhança da Fundação Oceano Azul, têm como missão  “contribuir para um oceano produtivo e saudável em benefício do nosso planeta”.  Assim, a ABAE, através do Programa Bandeira Azul, promove durante esta semana, com o apoio logístico da Fundação, limpezas de praia com voluntários de escolas ou empresas, que pretendem ter um papel ativo na proteção das praias, dos oceanos e do planeta.

No entanto, a parceria entre a ABAE e a Fundação Oceano Azul não se limita a estes dias, uma vez que as restantes ações de limpeza de praia dinamizadas pelo Programa Bandeira Azul são igualmente reportadas à Fundação Oceano Azul, que apresenta na sua página um calendário com as atividades organizadas em todo o país, para que voluntários se possam juntar. Além do calendário, está também visível o “Contador de Lixo Marinho”, com os resultados das várias campanhas realizadas.

Neste sentido, a ABAE integra as ONGS que participam na COOL, ou seja, na Convenção das Organizações para um Oceano Limpo: “Este encontro, dirigido a todos quantos se dedicam, em Portugal, a recolher lixo marinho nas praias, zonas costeiras e ribeirinhas, pretende conhecer, e dar a conhecer, cada um dos Grupos presentes, bem como promover a troca de conhecimentos e a partilha de experiências, assim como o debate, entre todos, sobre os desafios atuais e futuros, nesta área”.

De destacar, ainda, que a ABAE faz parte do grupo de trabalho” Monitorização do Lixo Marinho”, coordenado pela Fundação e com a participação da APLM, da APA, do GEOTA, que desenvolveu diversos formulários para que os grupos de voluntários possam monitorizar os resíduos recolhidos nas suas ações de limpeza e fazer uma análise mais eficaz sobre as origens, os impactos e as formas de os reduzir.

Também no âmbito das celebrações do Dia da Terra, 22 de Abril, a ABAE aceitou o desafio da Fundação Oceano Azul e, entre os dias 17 e 25 de abril, juntou-se às 85 organizações nacionais que se dedicam à proteção e à conservação do planeta e, através dos seus Programas, desenvolveu atividades, este ano subordinadas ao tema “O Oceano é a nossa Terra”

Para mais informações sobre estes e outros projetos https://www.oceanoazulfoundation.org/

X