O Mar Começa em Ti!

Os resíduos que vão para o esgoto, o cano ou a sarjeta comprometem, em primeiro lugar, as Estações de Tratamento de Águas Residuais, cujo trabalho é essencial para a excelência da qualidade da água balnear, forçando-as a aumentar os recursos, humanos, materiais e financeiros utilizados no tratamento das águas. E, quando os resíduos chegam ao Oceano acentuam os graves problemas associados à poluição das águas balneares marítimas e fluviais e impedem-nos de realizar as suas funções, essenciais para a sobrevivência do Planeta.

Em 2020, estamos “De volta ao Mar, Com Atitude de Mudar”: mudar a forma como nos relacionamos com o Mar e com os outros; mudar a forma como usufruímos da praia; mudar a forma como nos comportamos social e ambientalmente. Não são só os comportamentos na praia que têm de continuar a mudar e adaptar-se, o que fazemos em casa, na escola, no trabalho, na rua tem impacto e mesmo sem ir à praia podemos, e devemos, em cada dia e cada gesto, proteger o Mar.

Se o Mar começa em cada um de nós, agora, que estamos mais confinados em casa, pretendemos que olhem para as ações do dia a dia e para os impactos que têm no Mar e desafiamos todas as famílias a identificar, através de vídeo (máximo 1 minuto) ou fotografia (máximo 5), produtos/resíduos que usam/produzem e que não devem ser colocados “no cano” ou na sarjeta e indicar a forma de encaminhamento correta.

Os vídeos/fotos devem ser publicados nas redes sociais com #oMarComeçaEmTi e #SemanadoAmbienteABAE e enviados, entre 3 de Junho e 30 de Setembro de 2020, para os endereços bandeira.azul@abae.pt e marcia.vieira@abae.pt.

Deixamos alguns exemplos de resíduos que não podem ser colocados no cano, na sanita ou no chão.

X