“O Mar Começa Aqui” sarjetas pintadas em Lisboa

No passado dia 13 de outubro, foram pintadas, junto ao Fórum Lisboa, as primeiras sarjetas do ano letivo 2020/2021, no âmbito do projeto “O Mar começa aqui, o Mar começa em ti”. Esta ação, dinamizada pelo Programa Eco-Escolas, contou com a participação dos alunos da Escola EB 2,3/Secundária D. Filipa de Lencastre e com a presença da Águas do Tejo Atlântico, parceira da ABAE neste projeto.

Após a ocorrência de fenómenos de precipitação, o percurso das águas pluviais é, inicialmente, feito à superfície nas áreas impermeáveis, como por exemplo, telhados, pátios e valetas de arruamentos mas, rapidamente, é conduzido para os coletores instalados subterraneamente, através das sarjetas e sumidouros, onde flui até ser devolvido aos cursos naturais de água, lagos, lagoas, baías ou ao mar.

Uma vez que 80% do lixo marinho tem origem em terra, compete às autarquias, não só assegurar o serviço de gestão de resíduos urbanos no seu território, garantindo a limpeza das vias e espaços públicos, sarjetas e sumidouros à superfície, como também alertar e sensibilizar a população em geral, e a comunidade escolar em particular, para as consequências, quer nos ecossistemas terrestres, quer nos ecossistemas marinhos, da incorreta deposição dos resíduos.

Neste contexto, surgiu o projeto “O Mar Começa Aqui”,  lançado no último ano letivo,  que tem como objetivo sensibilizar para a problemática do lixo marinho, através do incentivo à mudança de comportamentos. Por outro lado, pretende estimular a criatividade dos alunos Eco-Escolas, através da elaboração desenhos apelativos, que possam ser pintados junto às sarjetas e que chamem a atenção para o problema.

X