Novo Verde alerta para nova regras de colocação de residuos domésticos

Perante a evolução do COVID-19 em Portugal e no mundo, a Novo Verde, entidade gestora de resíduos de embalagens e parceiro ABAE através do Programa Eco-Escolas, alerta a população para as novas regras de colocação de resíduos domésticos, visando a proteção de todos os habitantes em Portugal, bem como dos profissionais dos sistemas de recolha e tratamento de resíduos.

Alinhada com a informação divulgada pela Direção Geral de Saúde (DGS), a Novo Verde alerta que todos os resíduos domésticos relacionados com a proteção do coronavírus, destacadamente máscaras, luvas, lenços ou equiparados, devem ser depositados no contentor de lixo indiferenciado e nunca separados para reciclagem ou colocados nos ecopontos.

Para casos de suspeita ou confirmação de infeção por COVID-19, a Novo Verde alerta ainda que o manuseamento destes resíduos deverão ser alvo de especial atenção, sendo sugerido que todos os resíduos produzidos pela pessoa em quarentena ou isolamento sejam colocados exclusivamente num caixote de lixo de abertura não manual.

O saco deve ser cheio até 2/3 da sua capacidade e os resíduos não devem ser calcados, nem pressionados para o ar sair. Este saco, bem fechado, deve ser colocado dentro de um segundo saco de plástico, igualmente bem fechado com 2 nós bem apertados e, preferencialmente, com um atilho ou adesivo.

Estas e outras boas práticas de proteção poderão ser seguidas em https://covid19.min-saude.pt/.

 

fonte: https://www.ambientemagazine.com/

X