No Dia Nacional do Mar “o mar começa aqui” e não só

A 16 de novembro celebra-se o Dia Nacional do Mar. Nesta data, um pouco por todo o país, multiplicaram-se iniciativas que procuraram destacar a importância que o mar tem para a história, identidade, economia e desenvolvimento do país. Muitas autarquias, em conjunto com as suas escolas, aproveitaram este dia para dar continuidade ao Projeto “O mar começa aqui” e não só.

Em Lourinhã e Torres Vedras, com o apoio das Águas do Tejo Atlântico, algumas escolas do concelho pintaram várias sarjetas com a participação ativa dos alunos.

Mais a norte, no município de Póvoa de Varzim, promoveu diversas iniciativas no sentido de reforçar as raízes culturais marítimas, aproximando a ligação passada, presente e futura de Portugal ao Mar, no contexto do património marítimo do município. Das ações promovidas destacamos a organização da conferência “Os desafios do Mar”, leituras e momentos musicais.

Ainda a propósito desta data, o Programa Operacional Mar 2020 divulgou este mês medidas extraordinárias de apoio ao sector, quer para apoio à concretização dos projetos aprovados no âmbito deste programa, quer para apoio aos profissionais de pesca e a projetos de iniciativa local nas comunidades piscatórias.

X