Inquérito da APA para revisão da ENEA

A APA – Agência Portuguesa do Ambiente divulgou um inquérito para avaliar tendências e, dessa forma,  contribuir para o planeamento da revisão da ENEA – Estratégia Nacional de Educação Ambiental.

Desde o lançamento público, em 2017, com a presença dos ministros da Educação e do Ambiente e Ação Climática, a ENEA – Estratégia Nacional de Educação Ambiental é reconhecida devido ao compromisso assumido, a nível nacional, com os seus eixos temáticos, que traduzem as prioridades e as medidas a desenvolver pelos agentes de educação ambiental. Neste contexto, foram cofinanciados 168 projetos, num total de cerca de 6,4 milhões de euros.

Os princípios orientadores de uma estratégia no domínio da Educação Ambiental para a sustentabilidade visam uma cidadania interveniente, capacitando crianças e jovens, mas também a sociedade civil, os agentes económicos, os agentes decisores e os técnicos da administração central, regional e local. Este desafio exige capacidade crítica, que conduza a uma resposta efetiva na alteração de comportamentos, para tornar a sociedade mais consciente e mais sustentável.

A Educação Ambiental deve ser um processo de aprendizagem ao longo da vida, de forma a promover uma cidadania informada e ativa, que garanta o envolvimento e o compromisso em prol de um futuro sustentável.

Assim, pede-se a colaboração de todos na leitura e preenchimento do Inquérito: AQUI

X