Começou a Rota pela Floresta

By 23 Novembro 2017

A “Rota pela Floresta”  começou na Lagoa de Momprolé, em Loulé, a 9 de novembro.

Organizada pelo  Município de Loulé, esta mega ação na Lagoa de Momprolé contou com a participação de 300 voluntários para plantar 5000 árvores  e contribuiu para ajudar a reflorestar Portugal e a recuperar uma área de 5,3 Ha da autarquia, até então desaproveitados. A Rota pela Floresta envolveu escolas (incluindo Eco-Escolas), juntas de freguesia, associações culturais, recreativas e desportivas, bombeiros e outras instituições da sociedade civil.

A iniciativa, além de procurar colmatar as perdas resultantes dos incêndios florestais, pretende mitigar alguns dos efeitos nefastos das alterações climáticas, trabalhar em prol da defesa da biodiversidade e agir pela proteção dos ecossistemas, com particular enfoque na promoção da floresta portuguesa. Leia a noticia aqui.

De forma a sensibilizar todos os participantes para uma mobilidade mais segura e sustentável, os alunos deslocam-se de bicicleta e/ou de transporte coletivo de passageiros da escola até ao local onde foram plantadas as espécies arbóreas e arbustivas. O percurso foi guiado por técnicos da Autarquia e acompanhado pelas autoridades.

Rota pela Floresta, que integra o projeto “Do CO2 ao O2, pretende criar sinergias entre as escolas e as respetivas autarquias (municípios  ou freguesias) com o principal objetivo de agir pela proteção dos ecossistemas existentes no município, com particular enfoque na floresta. Mais de 50 municípios nacionais responderam ao desafio da Rota pela Floresta.

Em 23 de novembro, dia da floresta autóctone, realizaram-se outras rotas, que podem ser consultadas em https://rotapelafloresta.abae.pt/.

X