Galardoados com Bandeira Azul 2017

By 2 Maio 2017

A Bandeira Azul dá continuidade às comemorações dos trinta anos de existência e desde o primeiro critério muita coisa mudou na forma como vemos o ambiente, os recursos naturais e o usufruto que fazemos deles, sobretudo num contexto balnear.

Portugal foi um dos países fundadores da Bandeira Azul, conhece bem esta evolução e soube responder à cada vez maior exigência e especificidade dos critérios de atribuição do galardão.

Nos trinta anos do Programa Bandeira Azul muitos foram os temas das campanhas anuais; do turismo sustentável à Biodiversidade, da poluição dos oceanos às alterações climáticas. Neste momento, o conhecimento do problema é global, as causas estão identificadas e a mudança de comportamentos é uma batalha que tem vindo a ser ganha. Depois de sabermos o que fazer pelo ambiente em nossas casas, devemos saber o que fazer nas nossas terras.

O desafio é levar a quem já tem boas práticas ambientais a mobilizar a sua comunidade, a sua terra. Este ano vamos dizer que para cuidar do Planeta devemos começar por cuidar da nossa terra.

Ultrapassando uma vez mais as três centenas de Praias galardoadas, mais de 55% da totalidade das Praias portuguesas, a Associação Bandeira Azul da Europa anuncia as 320 Bandeiras Azuis nas praias, 14 em Portos de Recreio/Marinas e pela primeira vez 5 Embarcações Ecoturísticas galardoadas pelo Júri Internacional.

Continuando os projetos Praia Saudável e Programa Nacional de Vigilância apoiados pela FUNDAÇÃO VODAFONE PORTUGAL e a parceria com o OCEANÁRIO DE LISBOA com o desenvolvimento de conteúdos de educação ambiental no folheto de divulgação oficial.

Será também o momento para anunciar Ricardo Diniz como o primeiro Embaixador Bandeira Azul Portugal!

As Cerimónias oficiais de hastear das primeiras Bandeiras Azuis de 2017, designadamente na praia de Ponta Delgada, concelho de S. Vicente (Madeira) dia 01 de Junho, na praia Congida em Freixo de Espada à Cinta (Norte), dia 14 de Junho e na Doca de Recreio de Stº Amaro (Tejo) no dia 09 de Junho.

Veja aqui o comunicado de imprensa na integra

X