Estar no Mundo – Vias para uma Sociedade Sustentável

By 9 Abril 2018

A Associação Bandeira Azul da Europa será representada pelo Presidente de Direção, José Archer no dia 17 de abril nos XXV Encontros Filosóficos cujo tema é “Estar no Mundo – Vias para uma Sociedade Sustentável”. A intervenção terá lugar no dia 17 de abril às 10h30 na Ilha do Faial fazendo parte do Painel 4: “Saber-saber, saber-fazer e ser da Sustentabilidade Ambiental”.

Estar no mundo” é antes de mais um modo de relacionamento aberto ao outro, à natureza, à sociedade, à diversidade cultural. Num âmbito mais alargado, habitar é o modo como nos relacionamos com a multiplicidade dos sistemas, que afetamos e nos afetam reciprocamente – aquilo a que chamamos de ecossistemas.

“Estar no mundo”é um ato de liberdade que exige a compreensão e o respeito por todas as coisas. Por essa razão, é imperativo que o homem aprenda a habitar, que aprenda a “estar no mundo” em harmonia com o que o rodeia, comprometendo-se em viabilizar o futuro.

Esta tomada de consciência implica ação, compromisso, responsabilidade e a adoção de princípios que nos permitam resolver o conflito entre a economia e a ecologia; entre o “habitar” e o “explorar”; entre a gestão responsável dos recursos e o consumo excessivo, o egoísmo e a irresponsabilidade.

Organizado pela Escola Secundária Manuel de Arriaga/ CLA-Univ Aberta esta edição dos Econtros Filosóficos tem lugar entre os dias 16 e 20 de abril no Faial, Pico e São Jorge.

Programa:

X