Conferência para Divulgação dos Resultados Bandeira Azul 2019

A Conferência de Imprensa do Programa Bandeira Azul, com o anúncio oficial das Praias Costeiras e Fluviais, Portos de Recreio e Marinas e Embarcações de Ecoturismo galardoadas com Bandeira Azul em 2019, tem lugar no próximo dia 30 de Abril (terça-feira) às 11 horas, na Fábrica da Água de Alcântara das Águas do Tejo Atlântico, Avenida de Ceuta, Lisboa.

Nesta conferência são divulgados, além dos resultados do Programa para 2019, os projetos Bandeira Azul, tais como o Praia Mais Limpa com…, a Caça à Beata, a Blue Flag Med Week e os Suspeitos do Costume. Comunicamos, ainda, a continuação dos Programas Praia Saudável e o Programa Nacional de Vigilância, apoiados pela Fundação Vodafone; Cada Coisa no seu Lugar, apoiado pela Tabaqueira II, SA e Transformar, em parceria com o Lidl.

Em 2019, o Programa Bandeira Azul mantem a parceria com o Oceanário de Lisboa e na Conferência de Imprensa é apresentado o cartaz com a imagem do tema Do Rio ao Mar sem lixo. Este foi o tema escolhido para 2019 pois, de acordo com as Nações Unidas, cerca de 80% do lixo marinho tem origem em atividades desenvolvidas em terra e, todos os anos, entre 1.15 e 2.41 milhões de toneladas de lixo chegam ao oceano através dos rios.

O concurso lançado, em 2019, é dirigido aos concessionários de praia e procura reconhecer as melhores práticas desenvolvidas, nomeadamente aquelas que visem diminuir o consumo de plástico descartável.

Na Conferência de Imprensa serão anunciadas as Cerimónias oficiais de hastear das primeiras Bandeiras Azuis de 2019, designadamente:

  • Praia Grande, Município da Praia da Vitória, no dia 01 de Junho;
  • Praia Fluvial de Valhelhas, no dia Mundial do Ambiente, no dia 5 de Junho
  • Porto de Recreio da Calheta, a 26 de Junho.

Anunciamos ainda a assinatura do protocolo das Águas de Portugal com a Associação Bandeira Azul da Europa, considerando os Programas Bandeira Azul, Eco-Escolas e Eco-XXI e das Águas do Tejo Atlântico e Águas do Centro Litoral, no âmbito das Atividades de Educação Ambiental dos Municípios da sua área de influência.

X