Carta ao Banhista

Caro banhista, serve esta carta para o felicitar por escolher uma das 352 praias com Bandeira Azul e para o relembrar que uma escolha responsável, implica comportamentos sustentáveis.

Para uma praia poder hastear uma Bandeira Azul tem de cumprir 33 critérios, agrupados em 4 grandes áreas Informação e Educação Ambiental, Qualidade da Água Balnear, Gestão Ambiental, Segurança e Serviços.  E, se a candidatura depende, maioritariamente, do trabalho dos promotores, manter uma Bandeira Azul e a excelência da zona balnear galardoada depende de si e todos os dias do ano.

Na praia, o Caro Banhista deve seguir as recomendações de segurança, mas também ter atitudes que vão ao encontro do que representa a Bandeira Azul hasteada. Quando pensa em ir à praia, o Caro Banhista deve escolher o transporte mais sustentável, caso vá de carro, estacione nos parques adequados; o caminho até ao areal tem de ser pelos passadiços, as dunas são fundamentais, não podem ser destruídas; o lixo do lanche é para deixar nos ecopontos e as beatas dos cigarros nos cinzeiros; não se trata de proibir o uso deste ou daquele produto, mas sim de não deixar marca da sua passagem; à saída, olhe bem para trás e confirme se descartou convenientemente todos os resíduos e se leva tudo: embalagens dos gelados, garrafas de água, protetores solares, palhinhas, pontas dos chapéus-de-sol, brinquedos.

Mas, Caro Banhista, não se esqueça que todos os nossos comportamentos, não só na praia, têm impactos no mar! A educação e a sensibilização começam em casa, na rua, no trabalho, desde que nos levantamos até que nos deitamos produzimos resíduos que podem ter um impacto no planeta que ultrapassa várias centenas de anos. É urgente mudar comportamentos e ser consciente nas escolhas e opções do dia a dia. O lixo que cai no chão ou nas sarjetas vai parar ao mar, que o devolve para a praia mas durante o percurso vai provocando verdadeiras catástrofes nos ecossistemas. É nossa obrigação repensar, reduzir consumos, recusar o que não precisamos, reutilizar o máximo possível.

Bons Mergulhos!

X