APA e CNADS comemoram Dia Mundial do Ambiente

No ano em que se celebram cinco décadas de Política Pública de Ambiente, a APA e a CNADS debatem os “Desafios dos próximos 50 anos da política pública de Ambiente”

Em 2021 celebram-se os 50 anos da criação, em Portugal, do primeiro organismo público de política pública de Ambiente, a Comissão Nacional do Ambiente (CNA).

Neste âmbito, Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e o Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (CNADS) promovem, no dia 5 de junho, Dia Mundial do Ambiente, às 9h30,uma sessão online de debate sobre os “Desafios dos próximos 50 anos de política pública de Ambiente”.

Após cinco décadas de política de Ambiente, pretende-se, com esta sessão online, antecipar os compromissos comuns, aqueles que não podem continuar a ser adiados, através do testemunho de representantes nacionais, de empresários, de jovens e do poder político.

Acompanhe Nuno Lacasta, Filipe Duarte Santos, João Pedro Matos Fernandes, Isabel Lindim, João W. Wengorovius Menezes, Inês Campos e Inês dos Santos Costa, na websessão do próximo sábado, na página do YouTube da Agência Portuguesa do Ambiente, conforme programa.

Comemorado desde o dia 5 de Junho de 1972, o Dia Mundial do Ambiente foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas, marcando o início da Conferência de Estocolmo sobre o Ambiente Humano. Ficou célebre o desafio Uma Única Terra, como compromisso ético da espécie humana para com o Ambiente.

O Dia Mundial do Ambiente é celebrado todos os anos numa cidade diferente, com um tema distinto e é comemorado em mais de 100 países. Portugal festeja este dia desde 1973.

O tema do Dia Mundial do Ambiente em 2021 é a RESTAURAÇÃO DE ECOSSISTEMAS e o Paquistão será o anfitrião global. A comemoração deste ano será palco do lançamento da DÉCADA DAS NAÇÕES UNIDAS DA RESTAURAÇÃO DE ECOSSISTEMAS.

Passados 50 anos da criação da Comissão Nacional do Ambiente em Portugal importa pensar criticamente os Desafios dos Próximos 50 anos da Política Pública de Ambiente. A APA e o CNADS vão comemorar assim, online, a 05 de junho, às 09h30, o Dia Mundial do Ambiente.

Assista na página do YouTube da Agência Portuguesa do Ambiente.

X