ABAE presente na Bienal de Turismo de Natureza em Aljezur

A ABAE esteve presente na Bienal de Turismo de Natureza que se realizou entre os dias 22 e 24 de Fevereiro, no Pavilhão Multiusos de Aljezur. Este evento, organizado pela Vicentina – Associação para o Desenvolvimento do Sudoeste, teve  como objetivo  “mobilizar os agentes do território algarvio e do sector turístico para um compromisso “Algarve Sustentável” tendo por base os principais pilares do evento: Identidade, Conhecimento, Sustentabilidade”.         

Durante a bienal decorreram 8 ciclos de debates, dois dos quais sobre os Programas Green Key e Bandeira Azul : “Qual o impacto de uma Rede de Alojamento Local Verde no Algarve?”, por Fátima Vieira, Coordenadora Nacional do Programa Green Key e “Programa Bandeira Azul: caso de sucesso”, por Catarina Gonçalves, Coordenadora Nacional do Programa Bandeira Azul.

Nos dias 23 e 24 realizaram-se 50 Oficinas de Conhecimento sobre Património Natural e Cultural do Algarve, Atividades de Turismo de Natureza e Qualificação, Gestão, Certificação. Neste sentido a coordenadora do programa Green Key, Fátima Vieira, dinamizou uma oficina a promover boas práticas para o desenvolvimento sustentável no sector hoteleiro; contribuir para um melhor enquadramento dos requisitos do programa Green Key e mostrar como um estabelecimento pode contribuir para o território em que se insere e motivar para o desenvolvimento sustentável da região.

No pavilhão multiusos, os visitantes puderam ainda conhecer 48 expositores cujos produtos ou serviços têm como proósito a promoção dos “territórios e dos seus principais agentes, da oferta existente e dos operadores turísticos”. Além da ABAE estiveram presentes outras ONGs, Municípios do Algarve, empresas com produtos e serviços relacionados com turismo acessível e sustentável e outras entidades que trabalham e certificam o Turismo na Região do Algarve.

X