ABAE presente em iniciativa de Junta de Freguesia candidata ao Eco-Freguesias XXI

No âmbito das comemorações do Dia da Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Sobral da Lagoa, em Óbidos, foi apresentado o projeto de Identificação de Plantas Nativas no Trilho dos Patos Reais, junto à Lagoa de Óbidos, criado no âmbito da candidatura ao Eco-Freguesias XXI, que procura dar a conhecer as plantas autóctones dos ecossistemas da freguesia e e sensibilizar para a sua preservação.

A ABAE, no dia 17 de outubro, juntou-se a esta iniciativa, e às celebrações do Dia da Junta de Freguesia,  através de uma ação de limpeza nas margens da Lagoa de Óbidos, que contou com a presença da equipa ABAE, de colaboradores da Junta e das Eco-Famílias da Freguesia. Os cerca de 30 voluntários, após a apresentação da exposição “Os Suspeitos do Costume“, retiraram das margens da Lagoa aproximadamente 100 Kg de lixo. Desta forma lagoa ficou mais limpa e os participantes foram sensibilizados para a necessidade urgente de alterar comportamentos: repensar, recusar e reduzir.

Neste dia, foram também entregues os prémios às 3 famílias vencedoras do concurso Eco-Famílias XXI da Junta de Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Sobral da Lagoa. Esta JF juntou-se, ainda, a outras projetos/iniciativas lançados pela ABAE, como: “Freguesia Depositrão”,  Exposição “Árvores Nativas de Portugal”, Exposição “Os Suspeitos do Costume”, Campanha e Ação de Formação “Autarquias sem Glifosato”, Kit “Poupança de Água” e “Flyer e Roteiro Turístico”.

 

Veja o vídeo de lançamento do projeto de Identificação de Plantas Nativas no Trilho dos Patos Reais:

X