ABAE participa no projeto Island Diverse

A ABAE, no âmbito do Projeto Island Diverse (Idiverse), esteve presente na primeira Transnational Meeting que teve lugar em Bilbau, nos dias 18 e 19 de abril. Esta reunião teve como objetivos fazer um balanço do trabalho realizado por cada parceiro, consolidar a metodologia a adotar no decorrer do projeto e planear os próximas tarefas a desenvolver.

O projeto idiverse, coordenado pela associação NUCLIO, pretende “abrir a escola à comunidade”, nomeadamente através da criação de trilhos (percursos pedestres) onde a comunidade escolar, turistas e público em geral, realizam atividades práticas baseadas na ciência, dentro e fora da sala de aula. A criação destes percursos pela natureza tem como objetivo abordar temas/problemáticas comuns aos vários territórios insulares (Madeira, Açores, Cabo Verde, Ilhas gregas, Canárias, Reino Unido, entre outras), tendo em conta a sua diversidade e especificidades.

A metodologia adotada assenta na investigação interdisciplinar e colaborativa, na promoção dos valores e cultura locais, na etnociência e na geografia pessoal, recorrendo a ferramentas, como as Plataformas Platon, Go-lab e Globallab, que visam a avaliação e a monitorização das atividades realizadas, promovendo a partilha e troca de experiências,  assegurando o efeito multiplicador do projeto.

Com base na experiência adquirida através das Eco-Escolas (sobretudo da Madeira e dos Açores), a ABAE tem como missão apoiar na definição e planeamento das atividades a realizar, procurando incorporar e/ou adaptar as ações já realizadas pelas Eco-Escolas para este fim. Compete ainda à ABAE elaborar um guia com a metodologia de trabalho a adotar para a realização dos trilhos pela ciência (roadmap).

Mais informações sobre o Idiverse aqui

X