ABAE na primeira edição do Bluefest (EVENTO ADIADO)

POR MOTIVO DE LUTO DEVIDO AO FALECIMENTO DO PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE TORRES VEDRAS, CARLOS BERNARDES, O BLUEFEST FOI ADIADO PARA DATA A ANUNCIAR BREVEMENTE.

A Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) integra o grupo de parceiros do Bluefest e assinala a sua presença no evento através de apresentações, debates e  atividades relacionadas com os programas Eco Escolas, Bandeira Azul e Green Key.

O Bluefest, que tem lugar pela primeira vez no dia 5 de maio, em Santa Cruz, Torres Vedras, pretende ser um Fórum onde a a Ciência, as novas tecnologias e a inovação são os principais motores da transição para uma Economia Azul Regenerativa. 

Assim, considerando que os objetivos dos seus programa vão ao encontro da missão do BlueFest e tendo em conta a longa parceria no âmbito do GreenFest, a ABAE aceitou o desafio e vai apresentar alguns dos projetos que tem desenvolvido com Escolas, Municípios, Empreendimentos Turísticos ou  entidades relacionas com o Turismo Náutico. 

O Programa Eco-Escolas vai dar a conhecer a iniciativa “O Mar Começa Aqui”, que em parceria com as autarquias locais, pretende envolver diretamente as escolas numa campanha de sensibilização sobre os resíduos marinhos e sobre a biodiversidade e a proteção dos ecossistemas. 

Às 11h30, também foi organizado no âmbito deste Programa, um jogo (quiz) online sobre Mar, Oceanos e Economia Azul.

Já o Programa Bandeira Azul irá abordar a questão do turismo náutico sustentável, através do Galardão Bandeira Azul para Embarcações de Ecoturismo e demonstrar, na praia, quais os procedimentos para realizar uma monitorização de lixo marinho.

Durante este dia, também estabelecimentos galardoados com Green Key, programa que pretende promover o Turismo Sustentável em Portugal,  vão poder partilhar algumas das melhores práticas ambientais que implementam nos seus hotéis, restaurantes,  parques de campismo ou alojamentos locais.

De destacar, ainda, que os momentos presenciais do BlueFest decorrem no Noah Surf House, estabelecimento Green Key, sendo transmitidos em meio digital, onde os utilizadores poderão frequentar diferentes salas e conteúdos, assim como visitar expositores e interagir com outros visitantes.

Para participar neste evento, todos os interessados devem realizar a sua inscrição em: https://hopin.com/events/bluefest-santa-cruz

 

Nota: notícia atualizada a 04/05/2021.

X