A Minha Capital é Verde – Desafios 2019/2020

No âmbito de “Lisboa Capital Verde Europeia 2020”, o programa Eco-Escolas, em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa, lança para o ano letivo 2019/2020 o projeto “A minha Capital é Verde” que conta com diversos desafios para as escolas do Município.
A participação nos Desafios não exige a adesão ao Programa Eco-Escolas.

 

Desafio para as escolas do Município de Lisboa:

Horta na Escola. Eu ajudo na cozinha: para as escolas de Lisboa com 1º Ciclo de Ensino Básico (CEB) e Jardim de Infância (JI), consiste na representação de um “Diário da Horta” com “registos/publicações” que facilitem a partilha das experiências, por um lado, no processo de construção e manutenção de uma horta escolar, e por outro, na realização de atividades em torno de temas como: Consumo sustentável; Alimentação saudável; Gestão integrada de resíduos (prevenção, aproveitamento, reciclagem, valorização).

Brilha: Agarra o Sol de Lisboa!“: destina-se à elaboração de relógios de sol por alunos do 2º Ciclo de Ensino Básico (CEB) do Município de Lisboa, inserindo-se no contexto da estratégia Lisboa Cidade Solar®.

O meu Roteiro é Verde”: inspirado no conceito dos Trilhos da Ciência ou Trilhos do Ambiente e destinado a escolas do 3º Ciclo do Ensino Básico (CEB), secundário e profissional de Lisboa pretende, em parceria com as respetivas freguesias, a criação e concretização do «Roteiro Verde» da escola – um percurso na proximidade da escola que visa a promoção da sustentabilidade do património ambiental, incluindo as vertentes social e cultural.

O Mar começa Aqui:  dirigido apenas a escolas públicas do 2º, 3º Ciclos, Secundário e Profissional do Município de Lisboa, o desafio consiste numa campanha de sensibilização para as consequências da incorreta deposição dos resíduos através da criação de uma imagem a ser pintada junto a uma sarjeta ou sumidouro de águas pluviais, dentro da escola e/ou na sua envolvência.

Lisboa EcoCampus: dirigido a estabelecimentos do Ensino Superior de Universidades e Politécnicos públicos e privados do Município de Lisboa. 

 

Desafio para as escolas do resto do país:

“A nossa Capital é Verde”: dirigido a todos os alunos da rede Eco-Escolas do país que NÃO se localizam no concelho de Lisboa. Este projeto desenvolve-se em estreita articulação com as respetivas Câmaras Municipais. (em atualização)

 

Saiba mais sobre o projeto e como inscrever-se nestes desafios: https://aminhacapitaleverde.abae.pt/

X