Eco-Freguesias XXILVT

Medidas de Combate ao COVID-19 da Junta de Freguesia do Areeiro

By 7 Abril 2020 Janeiro 28th, 2021 No Comments

No âmbito da situação pandémica provocada pelo Covid-19, a Junta de Freguesia do Areeiro tem vindo a adotar medidas sucessivas e prementes de apoio, contingência e combate à propagação da doença como forma de minimizar ao máximo os impactos sociais e económicos inerentes.

Neste sentido, estão já a ser operacionalizadas na freguesia as seguintes medidas de combate:

  • Apoio na realização de compras de supermercado e/ou farmácia aberto à população de risco, nomeadamente pessoas com idade superior a 65 anos e todos aqueles, sem limite de idade que se enquadrem no seguinte quadro: doentes crónicos, sem suporte familiar, em quarentena obrigatória ou profilática, e com incapacidade permanente ou temporária. Este serviço é gratuito e pode ser feito através das linhas disponibilizadas pela Junta de Freguesia do Areeiro para o efeito: 218 400 253 e 218 485 130.  Ver medida aqui
  • Para todos aqueles que se enquadrem nas situações mencionadas anteriormente, a Junta de Freguesia criou uma rede de voluntários para passear os animais de estimação. O serviço pode ser solicitado através do número 910 011 092. Mais informações aqui
  • A Junta de Freguesia está a assegurar a entrega ao domicílio das refeições das famílias inseridas nos escalões A e B da Ação Social Escolar (ASE).
  • Alerta e sensibilização de toda a população para burlas e tentativas de assalto, através da rede social Facebook.
  • Criação de uma rede de entreajuda com comércio local a qual consiste numa lista, atualizada diariamente, com todo o comércio e serviços do Areeiro que passaram a disponibilizar serviço de entrega ao domicílio e de take away. Ver aqui
  • Incentivo à população para se manter ativa: a Junta de Freguesia disponibiliza no seu Facebook duas aulas diárias para a prática de exercício físico, para todas as idades e para todos os gostos; todos os dias, também através do seu Facebook, apresenta ideias com links diretos para atividades para crianças, assim como sugestões de atividades culturais e familiares que podem ser realizadas durante este período.
  • Informação sobre as alterações operacionalizadas no âmbito da recolha do lixo na Freguesia do Areeiro, segundo as novas indicações da CML.
  • Aplicação de desinfetante nas ruas da freguesia, como forma de procurar diminuir o risco de exposição e contágio ao Covid-19.
  • Ao nível da saúde, a Junta de Freguesia do Areeiro está a garantir consultas do posto médico via telefónica. Através deste serviço, os moradores da freguesia podem contar com a disponibilidade de médicos de clínica geral para esclarecer dúvidas de saúde e para fazer aconselhamento. Para solicitar consulta telefónica, os números disponíveis são: 218 485 130 e 217 972 795. Mais informações aqui
  • Disponibilização de serviço de apoio psicológico gratuito para a população da freguesia, mediante agendamento através do contato 217 972 795.
  • Apoio aos comerciantes da freguesia durante os meses de abril, maio e junho, estando isentos do pagamento de:
    • Renda mensal dos quiosques;
    • Taxa de licenciamento de ocupação de Espaço Público;
    • Taxa de Licenciamento da publicidade comercial;
    • Taxa de licenciamento de locais no Mercado do Arco do Cego.
  • Ficarão igualmente suspensas, pelo mesmo período de tempo, as taxas de licenciamento de canídeos e felídeos. Ver medidas aqui
  • Incentivo à população residente na freguesia a não se deslocar às instalações atinentes à Junta de Freguesia que, embora se encontrem fechadas ao público, os serviços continuam a funcionar. Assim, atestados ou outros documentos podem ser solicitados via telefone ou via e-mail. Ainda neste seguimento de incentivo às pessoas se manterem em suas casas, a JF Areeiro substitui o atendimento presencial através do seu Balcão Virtual, não deixando, com efeito, de providenciar o que os moradores na freguesia necessitem.
  • Em caso de dúvidas sobre as medidas de restrição impostas pela declaração do Estado de Emergência, a Junta de Freguesia do Areeiro dispõe no seu site de informação para esclarecimentos, assim como disponibiliza informação sobre as medidas de apoio ao emprego e às empresas. Estas questões também estão disponíveis para consulta em https://covid19estamoson.gov.pt.

Atendendo às circunstâncias difíceis que todos atravessamos, a Junta de Freguesia do Areeiro, atenta ao evoluir da situação, está constantemente a realizar todos os esforços possíveis para mitigar ao máximo os impactos provocados pelo Covi-19.

Para mais esclarecimentos, consultar o site da Junta de Freguesia do Areeiro http://www.jf-areeiro.pt/pt ou a página de Facebook, com a atualização diária de todas iniciativas, https://www.facebook.com/jfAreeiro/.

#FiqueEmCasa

X