Eco Municípios XXILVT

Loures disponibiliza Rede de Apoio Social

By 23 Março 2020 Janeiro 28th, 2021 No Comments

Em articulação com o agrupamento de Centros de Saúde de Loures e Odivelas, o Município de Loures está neste momento a colocar em prática um conjunto de medidas de modo a dar resposta às necessidades que o ACES de Loures e Odivelas identificou no âmbito do seu plano de contingência.

De entre esses apoios destaca-se a criação de locais destinados à receção e triagem de doentes suspeitos de terem COVID-19, assim como para o acolhimento temporário de pessoas infetadas, e ainda para descanso e apoio dos profissionais de saúde. Neste âmbito, será ainda criada uma rede com apoio no fornecimento de refeições aos profissionais de saúde, e ainda nas áreas da psicologia, atendimento e comunicação.

Complementarmente, a Câmara Municipal de Loures disponibiliza uma linha de apoio social para quem necessitar de ajuda com bens de primeira necessidade (farmácia, supermercado e apoio alimentar). Se pretende ajudar e participar nesta Rede de Apoio Social (por exemplo, se é proprietário de um restaurante e tem disponibilidade para fornecer refeições em take-away ou entrega no domicílio no município) também o poderá fazer pelas mesmas vias.

Para além das medidas já enunciadas, a Câmara Municipal de Loures tem vindo a trabalhar no sentido de assegurar os serviços e condições mais imediatas de apoio à população, nomeadamente o alargamento de prazos de pagamento (ex. água) e a disponibilização de atividades virtuais (ex. visitas a museus, galerias, bibliotecas).

O Município tem ainda estado em coordenação com outros municípios da Área Metropolitana na tentativa de importar bens essenciais de proteção, ao mesmo tempo que reforça o Fundo de Emergência Social, para alargar o apoio a IPSS’s, Bombeiros e outras entidades de forma a acorrer às necessidade dos membros da população mais vulneráveis.

#fiqueemcasa #fiquebem

X