CentroEco Municípios XXI

Leiria lança pacote de apoios de cariz económico e social

By 20 Março 2020 Janeiro 28th, 2021 No Comments

A quase totalidade dos colaboradores do Município de Leiria vai trabalhar a partir de casa, em regime de teletrabalho, uma medida tomada esta segunda-feira pelo Executivo Municipal, que anunciou ainda um pacote de apoios de cariz económico e social que totalizam mais de 840 mil euros.

Estas medidas, que não colocam em causa a prestação dos serviços municipais essenciais, resultam da forte determinação assumida pelo Município em aumentar o patamar de proteção da população face à propagação do coronavírus e de ajudar a atenuar o impacto negativo que esta situação de emergência em saúde pública está a acusar junto dos agentes económicos e do associativismo.

“Estamos conscientes de que esta situação está a causar um profundo impacto económico no nosso tecido social e por isso criámos um conjunto de medidas para reforço da contenção desta pandemia, de apoio às franjas mais carenciadas da nossa população e aos profissionais de saúde e Centro Hospitalar de Leiria”, destacou o presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes.

No que diz respeito a medidas complementares, o Município decidiu decretar o encerramento temporário, até nova reavaliação, de todas as esplanadas, procedendo-se à respetiva suspensão do pagamento de taxa municipal correspondente ao período do encerramento.

Foi igualmente decidido decretar o encerramento temporário das roulottes de venda ambulante e suspensão do pagamento da taxa municipal correspondente ao período do encerramento, tal como o fecho temporário dos parques infantis municipais, skate park’s e parque canino municipal.

Será ainda suspenso o pagamento de estacionamento nas zonas A e C, e nos parques de estacionamento da Fonte Quente e do Mercado de Sant’Ana, no período correspondente ao encerramento.

Medidas de apoio
Relativamente às medidas de apoio, que totalizam mais de 847 mil euros, o Município decidiu a atribuição de um apoio financeiro de 100 mil euros ao Centro Hospitalar de Leiria para aquisição de ventiladores e outro material médico, uma medida a que se junta a disponibilização de quartos de alojamento para profissionais de saúde que durante esta fase deles necessitem.

O Município vai ainda atribuir um apoio pontual extraordinário às instituições que se viram obrigadas, neste período de contingência, a suspender atividades consideradas de interesse municipal e/ou que tiveram de lançar medidas de resposta à atual situação de emergência, no valor global de 300 mil euros a distribuir pelas instituições requerentes.

Aos alunos do escalão A da Ação Social Escolar será garantido o acesso a refeições, mediante a marcação na plataforma siga1.edubox.pt, efetuada pelos encarregados de educação.

O valor das mensalidades dos meses de março e abril às atividades de animação e apoio à família (pré-escolar) será comparticipado a 100%, numa verba estimada de 120 mil euros.

Por outro lado, será lançado o programa “Refeições ao domicílio” para a população com mais de 65 anos ou portadora de doença crónica atestada, que não possuam suporte familiar ou de alguma instituição, entre o período de 18 de março e 09 de abril, sendo estimado o valor em 10 mil euros.

O Município decidiu ainda isentar os leirienses do montante da componente fixa da água na tarifa no mês de abril, num valor estimado de 300 mil euros, tendo sido também estabelecida a prorrogação, por um período de 30 dias, dos prazos de pagamento de contraordenação e coimas, habitação social, rendas, refeições escolares, publicidade e demais taxas correspondentes a licenciamentos diversos.

Entre as medidas adotadas, está ainda a suspensão do pagamento, até ao final do ano, de taxas municipais no Mercado de Levante e dos operadores de têxteis do Mercado Falcão, e a comparticipação de 100% no valor de duas mensalidades do Programa Viver Ativo e Academia Sénior, num valor estimado de 17 mil euros

Mais se informa que:

  • As visitas ao Canil Municipal encontram-se suspensas, assim como as adoções de Felídeos e Canídeos.
  • As recolhas de animais errantes, já antes muito condicionadas pela lotação do nosso Canil, ficam suspensas, a não ser em situações de urgência devidamente validadas pelo serviço.
  • O atendimento ao público encontra-se condicionado, pelo que para qualquer assunto, deve ser privilegiado o contacto telefónico para os números 244 839 651, 244 845 687 e o e-mail cmleiria@cm-leiria.pt

Nestes tempos novos que vivemos, a Rede Cultura 2027 convidou os seus agentes culturais a criar e transmitir digitalmente programação para quem está em casa. Esta programação vai estar em destaque na agenda cultural do site da Rede Cultura 2027, categorizada como REDE 2027 EM CASA.

Não querendo transformar estes dias de recolhimento numa nova azáfama de afazeres, mas numa tentativa de contribuir digitalmente para enriquecer o quotidiano de todos ao longo das próximas semanas, foi sugerido aos agentes culturais dos 26 Municípios, e das mais variadas áreas da cultura, que criem e disponibilizem nas suas plataformas de eleição programas para todas as faixas etárias.

A agenda online do site da Rede Cultura 2027 serve assim de montra para divulgarem a transmissão das suas propostas, à semelhança do que já faziam com os eventos presenciais. Ao público, possibilita continuar a consultar num só sítio o que fazem os agentes culturais deste território ainda que, por agora, em casa.

Toda a programação pode ser consultada em www.redecultura2027.pt/agenda e na aplicação móvel Rede Cultura 2027, seleccionando a categoria Rede 2027 em Casa.

#fiqueemcasa #fiquebem

X