Eco-Freguesias XXINorte

“Fundo de Socorro e Emergência Social” uma das respostas de Caldelas ao Covid-19

By 25 março 2020 janeiro 28th, 2021 No Comments

“Fundo de Socorro e Emergência Social”, Programa “Nós Vamos Por Si” e “Cabazes Alimentares” são as respostas disponibilizadas pela Junta de Freguesia de Caldelas (Vila das Taipas), no concelho de Guimarães.

A Junta de Freguesia de Caldelas, reconhecida como Eco-Freguesia XXI em 2019, disponibiliza aos cidadãos da Vila das Taipas três medidas sociais com o objetivo de apoiar idosos, grupos de risco e pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social.

O Programa “Nós vamos por si” assenta num apoio social com base no voluntariado que pretende ajudar a evitar as deslocações dos mais idosos, pessoas pertencentes a grupo de risco ou pessoas com dificuldade de locomoção, evitando deslocações. Os serviços da Junta de Freguesia, em parceria com o Agrupamento de Escuteiros das Taipas e um grupo de voluntários, intermediarão a entrega no domicílio dos bens de primeira necessidade, medicamentos e intermediarão ainda o pagamento de faturas de cidadãos sem retaguarda familiar que não podem sair de casa.

Foi também reforçada a rúbrica do Orçamento da Freguesia para o Fundo de Socorro e Emergência Social e para a atribuição de Cabazes Alimentares. São duas respostas que permitem a atribuição de um apoio pecuniário para famílias, em situação emergente de vulnerabilidade económica, para pagamento de despesas essenciais ou para suprir carência alimentar.

O Presidente da Junta de Freguesia, Luís Soares explica que os meios de que a Junta de Freguesia dispõe são limitados e por isso devem ser utilizados apenas por aqueles que realmente necessitam. No entanto explica que “a situação que vivemos exige uma resposta da Junta de Freguesia e da comunidade. Mobilizamos os recursos financeiros disponíveis para ajudar as pessoas e agradecemos aos voluntários, que contactamos e que ajudarão na entrega dos bens”.

Mais informações aqui

X