2 – Lançamento do Projeto CO₂ ao O₂ e da Brigada da Floresta

27 de outubro de 2017
Descrição

O lançamento oficial do projeto “Do CO₂ ao O₂” e a “Brigada da Floresta” foi apresentado no Dia Bandeiras Verdes Eco-Escolas durante a sessão da manhã, que foi presidida pelo Sr. Secretário de Estado do Ambiente.

Nesta sessão pretendia-se motivar as escolas para a realização de projetos associados ao tema do ano Eco-Escolas através da criação da sua Brigada da Floresta. Com este objetivo, foram ainda pensadas diversas ações que decorreram no dia 27, nomeadamente: convite de diversas entidades para integrar a Eco-Mostra que dialogaram diretamente com os participantes sobre o tema: FSC, ICNF, Sementes Vivas, Sementes de Portugal, Tapada de Mafra, entre outros; existência de uma “árvore dos compromissos”; distribuição de sementes de pinheiro manso; distribuição de uma agenda-plano com os dias do ambiente e um eco-código sobre o tema floresta.

Avaliação

A – Estiveram presentes nesta atividade 700 escolas a nível nacional;

B – Participaram na atividade cerca de 3900 jovens com idades compreendidas entre os 4 e 21 anos;

C – Estiveram presentes mais de 30 entidades parceiras deste Projeto, dinamizando atividades práticas para os participantes;

D – Para assinalar o lançamento da atividade Brigada da Floresta, foram distribuídos 4000 sacos em papel fornecidos pela FSC – Florestas sustentáveis que tinham no seu interior uma agenda planning da Floresta e um pacote de sementes da espécie autóctone Pinheiro Manso;

E – Foram publicadas em órgãos de comunicação nacionais e regionais pelo menos sete notícias, relativas ao Lançamento do Projeto “Do CO2 ao O2” e Atividade da Brigada pela Floresta.

Impacto

Pretende-se com esta ação motivar os jovens a participar ativamente na manutenção e preservação do espaço Florestal envolvendo a comunidade escolar e local, através da partilha divulgação da sessão e do material distribuído, realizando um conjunto de atividades práticas desde campanhas de prevenção contra incêndios, erradicação de espécies invasoras, limpeza da Floresta, recolha de sementes e criação de viveiros e reflorestação.

Os envolvidos nesta ação adquirem competências ao nível da preservação do património natural, promovendo uma cidadania ativa e participativa, com base na resolução de problemas.

Algumas Fotografias do Evento