15 – Não te Podes dar ao Lixo

Novembro 2017
Descrição

Jogo de Memória com 40 cartas, 20 com ações incorretas e 20 com os comportamentos corretos correspondentes, com o objetivo de alertar para a necessidade de mudar algumas das condutas do dia-a-dia e consequente impacto, sobretudo na pegada carbónica. Com este jogo, pretende-se então divulgar, sensibilizar e motivar para adoção de práticas sustentáveis, que conduzam à descarbonização do dia-a-dia de cada um.

Pretende-se que este jogo seja desenvolvido nas várias atividades realizadas com municípios, escolas, empresas ou em qualquer evento onde faça sentido a presença da Bandeira Azul e sejam trabalhadas as temáticas dos Oceanos, da Sustentabilidade e da necessidade de  mudança de comportamentos.

Avaliação

A avaliação é feita mediante o número de atividades em que o jogo for dinamizado (e o número de participantes); o número de exemplares entregue a municípios, empresas  e mesmo a pessoas particulares que participem nos ateliers em feiras, exposições ou eventos desportivos.

Impacto

O impacto está relacionado com a mensagem que este jogo transmite, ou seja, pretende-se que cada jogador reflita sobre as suas atitudes diárias, que veja os 20 comportamentos errados e adopte os 20 comportamentos corretos.
Desta forma, é gerado um movimento de mudança de comportamentos de sensibilização para a sustentabilidade, o que se traduz na redução do impacto e da pegada carbónica diária. Com o jogo da memória procura-se mostrar que os pequenos comportamentos têm impacto, fazem diferença e são o inicio da reversão do processo que leva à valorização do território e à descarbonização.

Fotografias