13 – Se largas em Terra vai parar ao Mar | limpeza de zonas balneares costeiras

Março a Setembro 2017
Descrição

Esta ação lançada sob o mote “Se largas em Terra vai parar ao Mar” visa agregar as várias campanhas de limpeza sob um fio condutor e um objetivo comum: sensibilizar para a origem dos resíduos encontrados nas praias. Com as limpezas de praia, independentemente do contexto e dos participantes, pretende-se que haja reflexão sobre os comportamentos individuais e sobre as suas consequências, por forma a encontrar soluções que possam minimizar os problemas identificados.

Incluem-se nesta ação as limpezas de praia “dirigidas”, como a Caça à Beata, a Praia Mais Limpa com…, dirigida a empresas, que procuram proporcionar novas experiências aos seus colaboradores, a professores e/ou a concessionários.

De Março a Setembro foram realizadas 9 campanhas de limpeza, sendo que algumas delas de realizaram mais do que uma vez. Nestas campanhas, os participantes foram sensibilizados para a necessidade de proteção dos ecossistemas marinhos, para a importância que tem a recolha de resíduos nas praias; para a necessidade de cidadania ativa e para a procura de soluções na redução de resíduos. Nestas ações contámos com a colaboração dos Coordenadores Regionais do Programa Nacional de Vigilância Bandeira Azul.

Avaliação

A – As várias campanhas de limpeza, em praias costeiras ou fluviais, envolveram aproximadamente 1400 pessoas: estudantes, professores, técnicos de municípios, trabalhadores da SONAE, alunos de escolas de surf, outras ONG e outras entidades da sociedade civil.

B –  Para que fosse possível realizá-las, estabeleceram-se cerca de 40 parcerias com diversas entidades.

C – Relativamente à quantidade e qualidade do material distribuído: conseguimos avaliar este indicador pelo feedback positivo dos participantes e pelo aumento do números de atividades e de convites recebidos para colaborar e organizar limpezas e ações de sensibilização.

D – Número de notícias publicadas/impacte da campanha: além das publicações nas páginas e redes sociais ABAE/Bandeira Azul, as ações dinamizadas foram noticiadas em diversos meios, pelos parceiros ou por órgãos de comunicação social.

Nota: a quantidade de resíduos e beatas retirados dos areais ronda os 100 sacos grandes e os 180 litros de beatas.

Impacto

Os números relativos dos participantes e parceiros nestas atividades comprovam que se conseguiu o envolvimento de escolas, pais, autarquias, ONGS e empresas. O número de notícias e publicações com promoção e divulgação sobre as campanhas realizadas comprovam que houve repercussão e interesse por parte das organizações e dos meios de comunicação.
Estes dois indicadores atestam o impacto não só direto, mas também indireto, ou seja, a diversidade e amplitude de público que teve contacto com as limpezas e os seus resultados. Estas atividades têm ainda impacto no terreno, visto que foram removidas grande quantidades de lixo, que dessa forma foram encaminhados para os locais apropriados.