Autarquias XXI | Práticas de sustentabilidade social em contexto de pandemia

Num ano em que as autarquias veem reforçados os seus recursos financeiros, têm agora que dar resposta a um enorme desafio: o Covid-19. Com os serviços reduzidos ao mínimo e uma necessidade de resposta acrescida em virtude das suas atribuições e competências e pelo conhecimento que detêm do seu território e populações, as autarquias assumem-se como atores-chave no processo de contenção e combate a este vírus. 

Cabe às autarquias proteger e apoiar a população, em particular os mais vulneráveis, através da permanência de serviços mínimos presenciais no acompanhamento e apoio a grupos de risco, complementados com contactos telefónicos individualizados. Um trabalho difícil, mas de enorme importância.

A ABAE, no âmbito dos programas ECOXXI e Eco-Freguesias, tem vindo a acompanhar a atenção, esforço e dedicação das autarquias em satisfazer as necessidade imediatas das suas populações (incluindo no domínio da proteção civil).

Leia aqui as Recomendações da Direção-Geral da Saúde para os municípios

Abaixo partilhamos as iniciativas de apoio à comunidade por parte das autarquias face a pandemia do COVID-19.

Norte

Centro

Lisboa e Vale do Tejo

Alentejo e Algarve

Região Autónoma da Madeira e Região Autónoma dos Açores

Banco de Equipamentos apoia população com mobilidade condicionada na Freguesia de Câmara de Lobos

By | AutarquiasCovid19, Eco-Freguesias XXI, Ilhas

O projeto “+Laços” teve início em 2014, com base numa parceria entre a Junta de Freguesia de Câmara de Lobos e a Casa do Voluntário, com o propósito de fomentar a criação de laços de diálogo e amizade com os idosos da freguesia, no intuito de reforçar a socialização e combater o isolamento sentido, muitas vezes, nesta faixa-etária.

O projeto surge como forma de colmatar uma necessidade social verificada a nível dos idosos da freguesia de Câmara de Lobos que vivendo, muitas vezes, sozinhos ou com o cônjuge, ambos se encontravam em situação idêntica de dependência e solidão.

O projeto “+Laços” tem na sua génese o “Voluntariado de Proximidade” tendo a Junta 20 voluntários que acompanham os 18 utentes sinalizados que recebem uma visita semanal do voluntário onde também fazem o levantamento das necessidades básicas para o conforto e bem-estar dos respetivo idosos.

Perante as diversas incapacidades e limitações identificadas nos idosos foi criado em 2019 um “Banco de Ajudas Técnicas de Apoio à Mobilização e Marcha”, tendo assim a Junta de Freguesia de Câmara de Lobos adquirido material ortopédico para ir ao encontro das carências da população da freguesia:
• 41 camas articuladas (15 delas adquiridas já em 2021);
• 5 cadeiras de rodas;
• 10 canadianas;
• 10 pirâmides Quard Cab.

Estes materiais encontram-se disponíveis para serem cedidos de forma temporária à sua população, podendo ser requisitados diretamente à Junta de Freguesia ou através das diferentes associações parceiras do projeto.

A reutilização e partilha de equipamentos é um das formas mais eficazes de diminuir a produção de novos resíduos, permitindo ao mesmo tempo um maior acesso por parte da população a equipamentos que são imperscindiveis para o seu bem estar e conforto.

Saiba mais sobre o projeto AQUI . 

X