Alentejo/AlgarveEco Municípios XXI

Albufeira está a trabalhar em rede para responder à propagação do Coronavírus

By 25 Março 2020 Janeiro 28th, 2021 No Comments

O Município de Albufeira tem vindo a encetar as mais variadas medidas de prevenção e mitigação dos efeitos da Covid-19 no concelho. São medidas de ordem profilática, económica, de proteção civil e social. “Estamos a trabalhar em rede, com as instituições que no terreno estão capacitadas para responder quer à propagação do Coronavírus, quer às consequências da Declaração de Estado de Emergência nacional”, refere José Carlos Rolo, presidente da autarquia.  

Prevenção e Sensibilização para comportamentos a ter, gestão interna, reorganização dos serviços e equipas para garantirem respostas aos munícipes. Preparação de uma estratégia de resposta, apoio e acolhimento quer das equipas que estão no terreno quer de eventuais munícipes que careçam de acompanhamento. Preparação de um pacote de medidas de apoio social que possam ir ao encontro das múltiplas necessidades da sociedade local. Eis as linhas lançadas por José Carlos Rolo às diferentes equipas da autarquia, no sentido de combatermos a atual situação conhecida de todos.    

Em tempo relâmpago, o Município de Albufeira tomou um conjunto de medidas que têm permitido responder em todas estas frentes. 

A reorganização interna dos serviços obrigou à adoção de novos métodos de funcionamento com recurso privilegiado ao teletrabalho, com exceção dos funcionários afetos à proteção civil, saúde pública, tendo sido disponibilizados contactos para os mais diversos serviços municipais. 

Com uma campanha de rua e através dos meios digitais, muitas têm sido as mensagens lançadas no sentido de promover os comportamentos a adotar nesta pandemia. No âmbito da informação e sensibilização, o Município desenvolveu uma campanha junto de empresas de hotelaria a operar em Albufeira para que os seus clientes fossem informados da situação. Para o efeito, criou cartazes e folhetos com mensagens em português, inglês, francês, espanhol e alemão   

Outra das prioridades de intervenção tem passado pela limpeza e desinfeção de ruas e espaços públicos, depois de ter sido deliberado o encerramento de parques infantis, desportivos e recreativos, bem como edifícios destinados às práticas desportivas e culturais. Recordar que todas as organizações desportivas, recreativas e de âmbito cultural e social promovidas ou apoiadas pelo Município foram canceladas. Neste pacote de medidas de encerramento, incluíram-se os mercados do concelho e a feira de velharias foi cancelada. Os transportes escolares ficaram inativos, comboio e o autocarro turístico deixaram de circular. 

Notícia completa aqui

X