Eco Municípios XXINorte

32 medidas de combate à COVID-19 na Maia

By 25 março 2020 janeiro 28th, 2021 No Comments

A Câmara Municipal da Maia, atenta ao evoluir da situação da pandemia por COVID-19, tem vindo a adotar sucessivamente as medidas necessárias a uma resposta adequada ao combate à disseminação da doença e à mitigação dos seus impactos sociais e económicos.

Para esclarecer dúvidas ou obter informações, disponibiliza-se a linha telefónica de apoio ao munícipe, expressamente dedicada a essa função: 22 940 87 63 cujo atendimento funciona todos os dias úteis das 09h00 às 12h30 e das 14h às 17h00.

Estão já no terreno medidas de contenção à propagação do Covid-19, tais como:

• Reforço da lavagem e higienização de arruamentos, passeios, zonas de paragem de transportes públicos, cabines telefónicas e restante mobiliário urbano.

• Reforço da lavagem e higienização de equipamentos de deposição de resíduos sólidos urbanos, tais como contentores semi-enterrados, ecopontos e papeleiras.

• Reforço da recolha porta-a-porta dos resíduos indiferenciados;

• Monitorização e sensibilização da população e comércio através da Polícia Municipal, para o cumprimento das medidas determinadas pela declaração de estado de emergência.

Para além das medidas agora postas em prática, a Câmara Municipal da Maia tomou as decisões que se impunham, bem antes da declaração do estado de emergência, através dos despachos municipais 22/2020 de 10 de março, 23/2020 e 24/2020 de 16 de março.

A nível socioeconómico, são diversas as medidas que já estão em vigor, nomeadamente:

  • Isenção da componente fixa da tarifa de água, saneamento e resíduos sólidos urbanos às empresas e comércios que se viram obrigados a encerrar na sequência da declaração de estado de emergência e pelo período em que o mesmo vigorar;
  • Desconto de 50% fatura da água, saneamento e resíduos sólidos urbanos de abril, maio e junho para as restantes empresas e comércio;
  • Desconto de 40% na fatura da água, saneamento e resíduos sólidos urbanos dos meses de abril, maio e junho aos consumidores domésticos que comprovadamente tenham visto os seus rendimentos diminuídos em valor superior a 30%.

Conheça todas as medidas tomadas pelo Município da Maia aqui

#fiqueemcasa #fiquebem

X