Eco-Escolas no site da FAO

By 22 Outubro 2015
Dia Mundial da Alimentação celebrado com os mais jovens

No dia 16 de outubro uma equipa do Escritório da FAO em Portugal e junto da CPLP, composta por Hélder Muteia, Representante da FAO, Ana Muller, Assistente de Informação e Sofia Saro, estagiária, celebraram o Dia Mundial da Alimentação numa comemoração realizada na Escola Básica 2,3 da Galiza, São João do Estoril.

Esta comemoração contou com diversas iniciativas, reunindo também um conjunto de parceiros que estiveram presentes na sessão solene destinada aos alunos da escola, professores e outros convidados, visando abordar vário temas ligados à produção e alimentação saudável e sustentável.

A sessão foi iniciada pela Vice Diretora do Agrupamento de Escolas S. João do Estoril, Ana Paula, seguida pelo Vereador da Câmara Municipal de Cascais, Frederico Manuel de Almeida, que referiu diversas iniciativas promovidas pela Câmara na área da alimentação da saudável.

Esteve também presente a responsável nacional do Programa Eco-Escolas, Margarida Gomes, que para além de focar a importância da proteção ambiental, referiu a necessidade dos estudantes refletirem sobre as suas opções como consumidores, privilegiando uma alimentação saudável e sustentável.

Hélder Muteia fez uma breve apresentação da FAO – Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, dando destaque ao número de pessoas que passam fome, cerca de 800 milhões, referindo que 2,5 milhões de crianças por ano morrem de fome e que esta realidade leva à perda da dignidade da humanidade. Mencionou ainda a importância, uma vez que 1,4 milhões de pessoas têm sobrepeso e de diminuir o desperdício alimentar e o uso de agro-químicos.

“Vamos parar e pensar”, salientou o Representante da FAO, referindo que o Dia Mundial da Alimentação foi escolhido para se ponderar quais as ações a seguir para garantir a segurança alimentar. E que essa reflexão deva ser feita por todos para garantir um futuro para as gerações futuras.

A encerrar, o Presidente da Associação Portuguesa de Agricultura Biológica, Jaime Ferreira, mencionou os diversos projetos promovidos pela associação no âmbito da agricultura biológica e sustentável.  

Ler notícia Original em http://www.fao.org/portugal/noticias/detail/pt/c/338208/