GSTC reconhece Green Key

By 9 Março 2016

O Global Sustainable Tourism Council (GSTC) reconheceu oficialmente o programa Green Key da Foundation for Environmental Education como um programa de promoção de serviços e produtos de turismo sustentável.

O GSTC é uma associação global independente que estabelece e gere pilares sustentáveis globais de maneira a promover o conhecimento e a expansão da prática do turismo sustentável pelo mundo fora. É uma organização sem fins lucrativos que trabalha para expandir o conhecimento e acesso à prática de turismo sustentável, que ajuda a identificar e a analisar mercados para o turismo sustentável, que promove e educa sobre princípios universais definidos pelos critérios do global sustainable tourism. O propósito de programas GSTC é reconhecer praticantes e promotores de turismo sustentável. Esta acreditação é também uma maneira de criar confiança e credibilidade junto dos consumidores.

Para se ser reconhecido por este Conselho de Turismo Sustentável, o programa Green Key e tudo o que o envolve teve que ser avaliado por um grupo de técnicos especialistas na área e ainda por um painel de acreditação de forma a validar o programa à luz dos critérios GSTC.

Estes critérios servem como uma base de padrões globais de sustentabilidade em turismo e viagem, resultam dum esforço mundial em desenvolver uma linguagem comum acerca da importância que o turismo representa para o ambiente. Estes critérios focam-se em diversos aspectos, desde a responsabilidade social e ambiental, como também em aspectos positivos e negativos da economia e cultura da região e são divididos em 4 grupos:

  • Gestão Sustentável
  • Impactos Sócio-Económicos
  • Impactos Culturais
  • Impactos Ambientais (incluindo o consumo diversos recursos, a redução da poluição e a conservação da biodiversidade e paisagens locais)

Ao receber o reconhecimento do GSTC o programa Green Key torna-se num galardão que não só cumpre com os critérios estabelecidos por esta entidade mundial, como um programa de grande importância para o turismo sustentável.

O programa Green Key é um certificado de sustentabilidade que reconhece a excelência no campo da responsabilidade ambiental e sustentável na indústria turística, sendo que os empreendimentos Green Key comprometem-se a cumprir com os critérios exigentes do programa.

Entre outros aspectos do programa, foi a exigência dos critérios Green Key que mereceu este reconhecimento internacional pela GSTC, como também as visitas de auditoria que a coordenação faz anualmente aos empreendimentos.

“Estamos contentes em receber o reconhecimento GSTC.” diz Daniel Schaffer, CEO da Fee, “Trabalhar com este organização torna-se útil para adoptar uma estrutura sólida e incluir critérios sociais no nosso programa e dessa maneira ligando o Green Key aos objectivos de Desenvolvimento Sustentável 2015-2030. Estou convencido que isto irá não só tornar a nossa marca mais forte para os consumidores, como também será mais fácil chegar mais estabelecimentos”

Saiba mais sobre a acreditação GSTC.