Missão JRA em Góis

By 1 Abril 2017

Os Jovens Repórteres para o Ambiente estiveram por uma semana – de 3 a 8 de abril – em Missão jornalística  no concelho de Góis, para investigar sobre a sustentabilidade local: ambiental, social e económica.

Este município, distinguido atualmente como município ECOXXI e com duas praias fluviais galardoadas em 2016 com a Bandeira Azul, como é o caso da Peneda em plena vila de Góis, recebeu um grupo de 22 jovens, 14 portugueses, sendo os restantes 8 provenientes da rede Young Reporters for the Environment  Itália, Chipre, Israel, Eslováquia e Turquia.

Durante esta missão os jovens participante tiveram que reportar sobre diversos temas do concelho: do encontro de motards, à  biodiversidade, passando pelas aldeias de xisto, ecoturismo, agricultura biológica, “novos rurais”, artesanato, energias renováveis, minas de volfrâmio e a XXI Feira do Livro, etc.

Tal como habitual em todas as missões JRA no dia 8 de abril, deu-se uma sessão pública de apresentação das conclusões e reportagens, aberta à comunidade, na Casa do Artista de Góis.

Os Jovens Repórteres para o Ambiente, coordenados em Portugal pela ABAE, são uma comunidade de jovens entre os 11 e os 21 anos, espalhada por 34 países do mundo e articulados pela Foundation for Environmental Education.
Através do jornalismo, focado nas questões do ambiente e sustentabilidade, procura-se desenvolver nos jovens competências no campo, não só da investigação, trabalho de campo e comunicação, mas também de uma cidadania responsável apostada na resolução de problemas.

A atividade foi organizada em conjunto pela ABAE | JRA e pela Câmara Municipal de Góis.