Geração Depositrão|Mais de 300 Mil Quilos Recolhidos

By 10 Agosto 2015

Julho.2015 – Foram recolhidos mais de 330 mil quilos de REEE (Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos) e RP&A (Resíduos de Pilhas e Acumuladores) e devidamente encaminhados para reciclagem na 7ª Edição da Geração Depositrão da ERP Portugal, uma iniciativa de sensibilização ambiental que contou com a participação de cerca de 600 Eco- Escolas a nível nacional.

Concluídas as recolhas deste ano letivo, a ERP Portugal já apurou as escolas vencedoras em ambas as classificações da atividade de recolha de REEE e RP&A – peso total e peso por aluno. Deste modo, e avaliado o peso total, figuram no top do ranking a EB1 de Loução–Venade (Caminha), com cerca de 15 500 quilos; a EB23 Damião de Odemira que somou mais de 11 400 quilos; a Escola Profissional Mariana Seixas (Viseu) com mais de 10 400 quilos; a Escola Básica e Secundária Pintor José de Brito (Viana do Castelo) com cerca de 9 900 quilos e a EB1 de Cabanas de Tavira, que registou aproximadamente 9 500 quilos.

No que respeita à classificação das escolas em peso por aluno, os prémios serão atribuídos às seguintes instituições escolares: EB1 de Loução – Venade, também o primeiro lugar nesta categoria, com 322 quilos/aluno; o Jardim de Infância de Casais de São Clemente (Miranda do Corvo) que recolheu mais de 300 quilos/aluno; a EB1 de Cabanas de Tavira, que registou mais de 210 quilos/aluno; a EB1 de Lamas (Miranda do Corvo), que alcançou mais de 164 quilos/aluno e o Jardim de Infância de Oiã (Oliveira do Bairro, distrito de Aveiro,) que somou mais de 158 quilos de resíduos por aluno.

Filipa Moita, Responsável de Comunicação e Sensibilização da ERP Portugal, conclui que “os resultados desta edição foram excelentes! As escolas mostraram novamente que são peças fundamentais na formação dos cidadãos, incutindo hábitos e comportamentos corretos, nomeadamente no que toca à gestão de resíduos, pois o seu encaminhamento adequado é fulcral para assegurar o seu tratamento e reciclagem. Após sete edições desta campanha, conseguimos avaliar o crescimento sustentado do volume de resíduos recolhidos e, acima de tudo,  da consciência dos cidadãos sobre esta causa. As escolas são pontos de recolha reconhecidos pela população local das regiões em que se inserem. Parabéns a todas as escolas Geração Depositrão pelo magnífico trabalho desenvolvido!”

Em parceria com o Programa Eco-Escolas (ABAE-Associação Bandeira Azul da Europa), a iniciativa da ERP Portugal conta com o apoio de parceiros de relevo, responsáveis pela atribuição dos prémios às 10 escolas: a Orima com um micro-ondas, o Pingo Doce com 500€ em cartão de compras a entregar a instituições locais de cariz social e a Worten com 600€ em novos equipamentos.

Notícia original em Green Media. Ver Aqui