ECOXXI municípios sustentáveis

By 14 Abril 2016

Estão oficialmente abertas as candidaturas ao Programa ECOXXI a todos os municípios que pretendam o galardão de 2016. A data de abertura das candidaturas foi marcada por uma sessão de formação na APA (Agência Portuguesa do Ambiente) destinada aos técnicos que trabalham nas questões da sustentabilidade. Os municípios interessados deverão submeter a sua candidatura até 15 de Julho.

O Programa ECOXXI tem como principal objetivo reconhecer e divulgar as boas práticas dos municípios na promoção do desenvolvimento sustentável. O Programa visa a identificação e atualização de objetivos-alvo, pretende avaliar  o desempenho, mas também o caminho a percorrer no trabalho de construção da sustentabilidade. As metas estabelecidas são revistas anualmente e  baseiam-se, de uma forma geral, na legislação nacional e comunitária, ou na existência de convenções e protocolos internacionais.

O ECOXXI nasceu na Década de Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2005-2014), tendo ao longo dos seus 10 anos de existência contado com a participação de 61 municípios de todo o País. Cerca de 19 têm vindo a registar uma participação permanente no programa, sendo a taxa média de continuidade anual acima dos 80%, o que denota o interesse dos municípios na participação contínua no Programa.

Em 2015, 14% dos municípios  abrangendo cerca de 23,4% da população portuguesa, participaram no ECOXXI tendo o galardão sido atribuído a: Águeda, Albufeira, Alfândega da Fé, Aljezur, Amadora, Anadia, Avis, Bragança, Caminha, Cantanhede, Cascais, Estarreja, Funchal, Fundão, Guimarães, Horta, Lagos, Lajes do Pico, Leiria, Lourinhã, Loulé, Lousã, Macedo de Cavaleiros, Maia, Mafra, Manteigas, Mealhada, Oliveira do Hospital, Pombal, Póvoa de Varzim, Ribeira Grande, Santo Tirso, São Roque do Pico, Sesimbra, Tavira, Torres Vedras, Viana do Castelo, Vila Franca de Xira, Vila Nova de Gaia e Vila Real de Santo António.

Mais  informações:
Falam sobre o ECOXXI
Municipios ECOXXI
Indicadores ECOXXI
Boas práticas ECOXXI
Comissão Nacional ECOXXI
Parceiros ECOXXI
Candidatura a eco-município XXI 2016